RECORDAÇÕES EDUCADORA

Das 12:00:00 às 14:00:00
Com: FERNANDO BARBOSA

EUA condenam último ataque com mísseis contra base iraquiana, diz Pompeo

Ataque realizado neste domingo contra a base aérea de Al Balad, no norte do Iraque, deixou quatro feridos.

13/01/2020 as 07:43


Mike Pompeo, secretário de Estado dos EUA — Foto: Yuri Gripas/ReutersMike Pompeo, secretário de Estado dos EUA — Foto: Yuri Gripas/Reuters

Mike Pompeo, secretário de Estado dos EUA — Foto: Yuri Gripas/Reuters

O chefe da diplomacia dos Estados Unidos, Mike Pompeo, disse neste domingo (12) estar "indignado" com o novo ataque com mísseis contra uma base iraquiana que abriga soldados americanos, enquanto o vizinho Irã sinalizou para uma redução das tensões no Oriente Médio. Pompeo ainda exigiu o fim dos ataques.

O ataque realizado neste domingo contra a base aérea de Al Balad, no norte do Iraque, feriu quatro soldados iraquianos.

"Indignado pelas notícias de um novo ataque com mísseis contra uma base aérea iraquiana", declarou Pompeo. "Essas repetidas violações à soberania do Iraque por grupos opostos ao governo iraquiano devem cessar", acrescentou.

Militares norte-americanos obsevam jato F-16 na base em Balad — Foto: ReutersMilitares norte-americanos obsevam jato F-16 na base em Balad — Foto: Reuters

Militares norte-americanos obsevam jato F-16 na base em Balad — Foto: Reuters

As Forças Armadas iraquianas disseram em comunicado que oito foguetes Katyusha foram disparados contra a base, que fica cerca de 80 quilômetros ao norte da capital Bagdá. A origem dos disparos não foi informada.

A escalada de conflito entre EUA e Irão aumentou depois que um ataque ordenado pelo presidente Donald Trump matou o principal general iraniano.

O Irã revidou dias depois, atacando as bases militares de Ain Al-Asad e de Erbil, nas regiões oeste e curda do Iraque. O ataque não deixou vítimas.