FESTA.COM

Das 14:00:00 às 16:00:00
Com: RONALDO SILVA

Mais de 27 mil máscaras já foram confeccionadas por internas do Presídio Feminino de Sergipe

Mais de 27 mil máscaras já foram confeccionadas por internas do Presídio Feminino de Sergipe

30/07/2020 as 07:51

Internas do Prefem (SE) produzem máscaras durante a pandemia — Foto: Sejuc/SE/Divulgação

Internas do Prefem (SE) produzem máscaras durante a pandemia — Foto: Sejuc/SE/Divulgação

Mais de 27,7 mil máscaras de proteção para reduzir os riscos de contágio pelo novo coronavírus já foram produzidas por internas do Projeto Odara, que fica no Presídio Feminino (Prefem), em Nossa Senhora do Socorro, durante a pandemia. As peças, produzidas em tecido tricoline e TNT, estão sendo encaminhadas para os internos do sistema prisional e para servidores públicos.

De acordo com a Secretaria da Justiça, Trabalho e Defesa do Consumidor (Sejuc), a produção dos equipamentos de proteção individual está diretamente ligada à redução da pena, seguindo a Lei de Execuções Penais.

A vice-diretora do Prefem, Edjane Marinho, explicou que o projeto foi baseado em sustentabilidade, solidariedade e empatia. “Dentro desse processo que o mundo está vivendo, o eixo da solidariedade, bem naturalmente, ficou protagonizado no sentido de minimizar os efeitos da Covid 19. Conversamos com elas e aceitaram imediatamente a proposta de fabricar essas máscaras”, disse.

Doações

Para que a produção continue, o Prefem está arrecadando doações de materiais como elásticos e tecidos. Servidores da Sejuc podem fazer a coleta. Os interessados podem agendar as entregas através dos seguintes telefones:

  • Sejuc: (79) 3225-6000
  • Prefem: (79) 3279-1045/1006

Projeto Odara

O projeto “Empoderar Mulheres para o mundo ficar Odara” existe há dois anos e meio, e traz no título uma canção do cantor Caetano Veloso, que fala sobre liberdade e paz. Através da iniciativa, as detentas confeccionam diversos tipo de materiais no Odara Ateliê, um espaço onde antes funcionava uma fábrica de costura que atendia às demandas internas.

Antes do foco na produção de máscaras para o enfrentamento à Covid-19, as internas também confeccionavam produtos como bolsas, artigos de decoração, têxteis, necessaires, tapetes e sacolas.