Guia do Campeonato Sergipano 2020: tudo o que você precisa saber sobre a competição


Guia do Campeonato Sergipano 2020: tudo o que você precisa saber sobre a competição







Freipaulistano é o atual campeão de futebol do Estado — Foto: Divulgação/FSFFreipaulistano é o atual campeão de futebol do Estado — Foto: Divulgação/FSF

Freipaulistano é o atual campeão de futebol do Estado — Foto: Divulgação/FSF

A bola vai rolar a partir deste sábado no Campeonato Sergipano de Futebol da Série A-1. Mais enxuto, o Estadual será disputado em duas fases. Oito equipes vão brigar pelo título, além de duas vagas na Série D do Campeonato Brasileiro, duas na Copa do Brasil e uma na Copa do Nordeste de 2021.

Novo formato

A primeira fase será em turno único, ou seja, só partidas de ida. Por sorteio, ficou definido que Confiança, Boca Júnior, América de Pedrinhas e Dorense vão realizar quatro jogos com mando de campo. Já Sergipe, Freipaulistano, Itabaiana e Lagarto farão três partidas como mandante.

Os quatro primeiros colocados da fase inicial avançam ao quadrangular, e os dois últimos serão rebaixados. O campeão da primeira fase tem direito a optar pela vaga na Copa do Brasil ou na Série D de 2021.

Na segunda fase, as quatro equipes vão se enfrentar em jogos de ida e volta. Ao final das seis rodadas, os dois primeiros colocados da fase se sagram campeão e vice, sem a realização de finais. O campeão assegura classificação direta para a Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Série D.

Sergipano 2020 - 1ª rodada

DataHorárioConfrontoEstádio
11/0115:30Dorense x LagartoAriston Azevedo
11/0115:30Boca Jr x FreipaulistanoFernando França
12/0115:30América x ItabaianaRoberto Silva
12/0116:00Confiança x SergipeArena Batistão

Freipaulistano

Em busca do bicampeonato sergipano, o Freipaulistano manteve Betinho à frente da comissão técnica. O treinador tentará o quarto título estadual em Sergipe. Seis jogadores acertaram a permanência por mais um ano.

Artilheiro do Sergipano 2019 com 9 gols, Luan mais uma vez é esperança de gols. O Touro do Agreste aposta ainda na experiência de jogadores, como o zagueiro Eron, ex-Confiança, e o volante Ramalho, ex-Sergipe.

Luan é a referência no atacante do Frei Paulistano — Foto: Osmar Rios/GloboEsporte.comLuan é a referência no atacante do Frei Paulistano — Foto: Osmar Rios/GloboEsporte.com

Luan é a referência no atacante do Frei Paulistano — Foto: Osmar Rios/GloboEsporte.com

Na pré-temporada, o Frei acumulou uma vitória e um empate em dois amistosos. Venceu o Jacyobá, no Estádio Elísio Maia, em Pão de Açúcar-AL, por 1 a 0, e perdeu pelo mesmo placar para o Sergipe, no João Hora.

  • Confira o elenco do Freipaulistano:

Goleiros: Andrade, Geovane e Danilo
Laterais: Matheus, Jô e Luciano
Zagueiros: Eron, Lidio, Baby, Rodrigues e Renato
Volantes: Rhuan, Vitor Garcia e Ramalho
Meias: João Grilo, Kiko e Acássio
Atacantes: Netinho, Tiquinho, Neto Oliveira, Baianinho, Caio e Luan

Itabaiana

Vice-campeão sergipano quatro vezes consecutivas, o Itabaiana quer superar o drama neste ano. O Tricolor da Serra renovou o contrato do técnico Ferreira, após a boa campanha na Série D do ano passado, quando chegou às quartas de final, mas foi eliminado para o Ituano-SP.

O zagueiro Hugo lidera a lista de remanescentes no elenco. O lateral-direito Renato e os meias Fabiano e Branco também vão jogar o Estadual novamente pelo Tremendão. Entre as novas contratações, estão o goleiro Alexandre e o lateral-direito Jorge, ex-Sergipe, e o atacante Toco, campeão sergipano da Série A-2 ano passado no América de Pedrinhas.

Ferreira será o técnico do Itabaiana em 2020 — Foto: Ailton Cruz/Gazeta de AlagoasFerreira será o técnico do Itabaiana em 2020 — Foto: Ailton Cruz/Gazeta de Alagoas

Ferreira será o técnico do Itabaiana em 2020 — Foto: Ailton Cruz/Gazeta de Alagoas

O Tricolor da Serra fez dois jogos amistosos na preparação para o Estadual. No Estádio Edson Matias, em Olho D'Água das Flores-AL, foi derrotado por 1 a 0 para o CEO. Em seguida, empatou por 2 a 2 diante do Atlético de Alagoinhas-BA, no Estádio Mendonção, em Itabaiana.

  • Confira o elenco do Itabaiana:

Goleiros: Andrezon, Alexandre e Bruno
Laterais: Jorge, Renato, Teles e David Alisson
Zagueiros: Hugo, Geovani, Rafa Chagas e Diego
Volantes: Rodrigo, Bruno Cabelo, Otávio e Olívio
Meias: Fabiano, Alex Galo, Branco e Rafinha
Atacantes: Pedro, Toco, Índio, Fabinho Negueba, Válber e Sávio

Confiança

Terceiro colocado na classificação geral em 2019, o Confiança tenta reconquistar o título estadual após dois anos. Depois de subir para a Série B do Brasileiro, o Dragão do Bairro Industrial renovou o contrato do técnico Daniel Paulista e acertou a permanência de 16 jogadores.

As contratações mais badaladas para o Estadual desembarcaram até aqui no Estádio Sabino Ribeiro: Morais, ex-Vasco, William Barbio, ex-CRB, Danilo Pires, ex-Náutico, e Matheus Mancini, ex-Atlético-MG. Outra novidade é a volta do atacante Iago, após passagem por Bahia e CRB.

Confiança realizou pré-temporada no Estádio Sabino Ribeiro — Foto: AD ConfiançaConfiança realizou pré-temporada no Estádio Sabino Ribeiro — Foto: AD Confiança

Confiança realizou pré-temporada no Estádio Sabino Ribeiro — Foto: AD Confiança

O time proletário não realizou jogos amistosos durante quase um mês de preparação para a disputa do Campeonato Sergipano deste ano.

  • Elenco do Confiança:

Goleiros: Rafael Santos e Jean
Zagueiros: Luan, Simon, Nirley, Matheus Mancini e Vinicius Santana
Laterais: Thiago Ennes, Marcelinho, Adrian, Altemar e Silva
Volantes: Jeferson Lima, Rafael Villa, Amaral e Thallyson
Meias: Ítalo, Everton, Danilo Pires, Morais, Alysson Silva e Rafa Marcos
Atacantes: Kivel, Gorne, Wiliam Barbio, Iago, Mikael, Reis, e Cristian

Lagarto

Em busca do título estadual, o Lagarto elevou o investimento nas contratações para conquistar o Campeonato Sergipano pela primeira vez. O primeiro reforço de peso foi o técnico Ranielle Ribeiro, ex-ABC.

Aos 37 anos, o meia Cascata é o mais experiente na lista de reforços. Será a terceira passagem dele pelo futebol sergipano, já que defendeu o Confiança (2016) e Lagartense (2005). O lateral-esquerdo Raul, ex-Bahia e América-MG, e os atacantes Anderson e Júlio César, ex-ABC, também estão na lista de contratações. Os zagueiros Breno e Felipe e o atacante Ila, por sua vez, são remanescentes no elenco do Verdão para o Estadual.

Cascata é um dos reforços de peso do Lagarto — Foto: Ricardo Rocha/LagartoCascata é um dos reforços de peso do Lagarto — Foto: Ricardo Rocha/Lagarto

Cascata é um dos reforços de peso do Lagarto — Foto: Ricardo Rocha/Lagarto

O alviverde realizou dois jogos-treino durante a pé-temporada para o Estadual. Goleou o Fluminense da Horta por 8 a 2, e aplicou 3 a 0 no Clube Amigos da Bola. Os dois testes foram no Estádio Albano Franco, em Simão Dias, onde mandará seus jogos no início da temporada.

  • Confira o elenco do Lagarto

Goleiros: Wellington, Adilson e Vítor Piauí
Zagueiros: Yan, Felipe, Ruan e Breno
Laterais: Raul, Luiz Felipe, Hugo e André Victor
Volantes: Lucas Santos, Elisson, Rafinha e Jardson Sapé
Meias: Cascata, Fillipi Pires e Edilson
Atacantes: Vinicius, Diego Vítor, Anderson, Júlio César, Thiago e Ila

Dorense

Quinto colocado na classificação geral do Campeonato Sergipano do ano passado, o Dorense apresentou Davi Lima como técnico para 2020. O treinador de 42 anos de idade dirigiu o Canindé na última Série A-2.

O goleiro Jonathas e o atacante Rodney, ex-Sergipe, o meia Matheus e o volante Dandan, ex-Itabaiana, são as novidades do elenco alvirrubro. Já os volantes Batata e Gegê são remanescentes no Touro do Sertão.

Dorense vence jogo-treino no Estádio Ariston Azevedo — Foto: Deivson Souza/Dorense FCDorense vence jogo-treino no Estádio Ariston Azevedo — Foto: Deivson Souza/Dorense FC

Dorense vence jogo-treino no Estádio Ariston Azevedo — Foto: Deivson Souza/Dorense FC

O Dorense perdeu o primeiro jogo amistoso para o Coruripe por 3 a 2, no Estádio Gerson Amaral, em Coruripe, e derrotou a seleção de Glória por 2 a 0, no Estádio Ariston Azevedo, em Nossa Senhora das Dores.

  • Confira o elenco do Dorense:

Goleiros: Jonathas, Romero e Tony
Laterais: Willian, Wallace Santos e Lukinhas
Zagueiros: Jefinho, Suelio e Ismael
Volantes: Batata, Leandro Verón, Dandan, Aécio e Gegê
Meias: Zé Antônio, Marcelinho e Mateus
Atacantes: Rodney, Hudson e Gabriel Mendonça

Sergipe

Maior campeão sergipano da história com 35 títulos, o Sergipe foi o primeiro a iniciar a pré-temporada e o primeiro a trocar de treinador, antes de a bola rolar. Após tropeçar em dois jogos amistosos, o técnico Fernando Dourado foi substituído do cargo por Paulo Foiani, um mês após o início da preparação, e faltando uma semana para a estreia.

O atacante Anselmo, de 39 anos, é considerado o principal reforço para a disputa. O retorno do goleiro Marcão também marcou a lista de contratações. Da Série D do ano passado, o lateral Paulo Fernando, os volantes Maxsuel e Álvaro, e o atacante Cléber ficaram no elenco.

Anselmo Tadeu é a aposta de gols no Sergipe para 2020 — Foto: José Maria MarquesAnselmo Tadeu é a aposta de gols no Sergipe para 2020 — Foto: José Maria Marques

Anselmo Tadeu é a aposta de gols no Sergipe para 2020 — Foto: José Maria Marques

O Mais Querido realizou três amistosos, no Estádio João Hora Oliveira, contra adversários que terá pela frente no Estadual: Sergipe 0 x 1 Boca Júnior, Sergipe 1 x 1 América de Pedrinhas, e Sergipe 1 x 0 Freipaulistano.

  • Confira o elenco do Sergipe:

Goleiros: Marcão, Walace e Everty
Laterais: Fabinho, Magalhães, Paulo Fernando, Maikon e Diego Costa
Zagueiros: Hícaro, Guilherme Neto e Renato Camilo
Volantes: Maxsuel, Ewerton Ageu, Álvaro e Recife
Meias: Rafael Marcos, Bruno Nascimento, Gabriel Ataliba e Diego Torres
Atacantes: Cléber, Tata, Bebel, Cristiano, Muribeca, Pardal e Anselmo

Boca Júnior

O Boca mudou de sede pela segunda vez ao trocar o município de Estância por Carmópolis. Com isso, jogará no Estádio Fernando França.

O genérico sergipano aposta na dupla de ataque Diego Neves, 33 anos, e Márcio Carioca, 36 anos. Sob o comando do técnico Milton Fernandes, o Boca também tem no elenco o volante Lismar, ex-Sergipe e Confiança.

Boca Júnior venceu o Sergipe em amistoso no JH — Foto: José Maria MarquesBoca Júnior venceu o Sergipe em amistoso no JH — Foto: José Maria Marques

Boca Júnior venceu o Sergipe em amistoso no JH — Foto: José Maria Marques

O primeiro teste da pré-temporada foi contra o Sergipe e terminou com vitória do Boca por 1 a 0, no Estádio João Hora. Em seguida, empatou por 1 a 1 diante do Atlético de Alagoinhas, no Carneirão, no interior baiano.

  • Confira o elenco do Boca Júnior:

Goleiros: Gabriel Silva e José de Jesus
Zagueiros: Vinicius Gusmão, Igor Costa, André Pizel e Leonardo
Laterais: Romário Silva, Pedro Victor, Luciano e David de Paula
Volantes: David Lucas, Lismar, Carlinhos Arauá e Aldry
Meias: Fabiano, Flávio, Alex Sander, Paulo Sérgio, Matheus Felipe
Atacantes: Diego Neves, Márcio Carioca, Henrique, Breno, Biju e Sérgio

América de Pedrinhas

Campeão sergipano da Série A-2 de 2019, o América de Pedrinhas é o caçula do Estadual. O alvirrubro efetivou Nilson Sergipano no comando técnico, depois de Caio Simões se transferir para o futebol paraense.

O Mecão deposita suas fichas na experiência de jogadores, como os zagueiros Fábio Bilica, 41, e Eduardo Teles, 38, e o atacante Amauri, 37. Já o zagueiro Lelo é um dos remanescentes da conquista da Segundona.

Zagueiro Lelo no amistoso do América de Pedrinhas contra o Sergipe — Foto: José Maria MarquesZagueiro Lelo no amistoso do América de Pedrinhas contra o Sergipe — Foto: José Maria Marques

Zagueiro Lelo no amistoso do América de Pedrinhas contra o Sergipe — Foto: José Maria Marques

O alvirrubro jogou amistosamente contra o Sergipe, no Estádio João Hora de Oliveira, e ficou no empate por 1 a 1, na preparação para o Estadual.

  • Confira o elenco do América:

Goleiros: Neto, Tiago e Isael
Zagueiros: Lelo, Fábio Bilica, Eduardo Teles, Davi, Ítalo e Kaique
Laterais: Andrey, Ruan, Tales, Thiago e Bomba
Volantes: Popô, Carioca, Lucas, Borracha
Meias: Diego Santos, Matheus Castro, Breno, Rafel e Diego
Atacantes: Josy, Brendon, Fernando Baiano, Gilmário, Válber e Amauri