RECORDAÇÕES EDUCADORA

Das 12:00:00 às 14:00:00
Com: FERNANDO BARBOSA

Parte do comércio e templos religiosos têm abertura autorizada por resolução governamental em Sergipe

Parte do comércio e templos religiosos têm abertura autorizada por resolução governamental em Sergipe

31/07/2020 as 08:03

Belivaldo Chagas (PSD), governador de Sergipe — Foto: Arthuro Paganine/Governo de Sergipe/Divulgação

Belivaldo Chagas (PSD), governador de Sergipe — Foto: Arthuro Paganine/Governo de Sergipe/Divulgação

O governador de Sergipe, Belivaldo Chagas (PSD), realizou uma coletiva de imprensa, na tarde desta quinta-feira (30), e informou sobre a reabertura de alguns segmentos comerciais/empresariais e templos religiosos a partir da publicação da resolução do Comitê Gestor de Retomada Econômica. Mais cedo, o Diário Oficial já mostrava a revogação de decretos anteriores, a inclusão de novas atividades essenciais e novos critérios para avanços de fases do Plano de Retomada da Economia.

Segundo Chagas, o documento prevê a abertura das seguintes atividades: lojas de de cosméticos; artigo de perfumaria e higiene pessoal; livrarias, comércio de artigo de escritório e papelaria; lojas de calçados; joalherias; cama, mesa e banho; armarinhos; comércio de embalagens; lojas de tecidos; artigos esportivos e brinquedos e artigos recreativos. Também podem abrir escritórios de prestadores de serviços e serviços em geral (publicidade, agências de viagem, etc.) e operadores turísticos.

Já os templos religiosos, podem ser abertos às terças-feiras, quintas, sábados e domingos com lotação de 30% e seguindo as determinações sanitárias.

Sobre a abertura dos shoppings, o governador destacou que as propostas recebidas pelos representantes dos estabelecimentos serão analisadas e uma resposta deve ser dada na próxima terça-feira.

A retomada da economia vai levar em consideração a ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da rede pública e será reavaliada em períodos de 7 a 14 dias. Atualmente o estado possui 209 leitos de UTI e a meta é alcançar 230.

Shoppings

Belivaldo disse também que a abertura de academias e escolas ainda serão avaliadas posteriormente, para uma nova fase do plano.

Transporte público

O governador disse que pediu ao prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, que a partir da próxima semana aumente de 70% para 80% a frota do transporte público e quando for sinalizado a abertura de outros estabelecimentos esse número chega a 100%.

Multa x decretos

Além disso, Belivaldo solicitou ao presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, Luciano Bispo, que seja avaliado um Projeto de Lei, que foi encaminhado à Casa com o objetivo de multar quem não fizer o uso da máscara e desobedecer as medidas dos decretos governamentais. “Faço isso em nome da manutenção da retomada da economia e da própria vida”, disse.

Revogação de decretos

Governo revoga decretos e altera critérios para avanço de retomada da economia
00:00/05:29