TesteAju estará no Bairro Santo Antônio nesta sexta-feira


TesteAju estará no Bairro Santo Antônio nesta sexta-feira






TesteAju será realizado no Bairro Santo Antônio — Foto: Marcelle Cristinne

TesteAju será realizado no Bairro Santo Antônio — Foto: Marcelle Cristinne

Nesta sexta-feira (26) profissionais de saúde do programa 'TesteAju' vão estar realizando testes RT-PCR (cotonete) em pessoas assintomáticos, a partir das 8h, no Forródromo do Bairro Santo Antônio, Zona Norte de Aracaju.

Para a coordenadora da Rede de Programas de Vigilância e Atenção à Saúde, Débora Oliveira, o programa tem papel fundamental para as estratégias da Prefeitura no combate ao vírus.

“É muito importante realizar a testagem da população, principalmente daqueles sintomáticos, para que a gente consiga identificar precocemente os casos presentes de covid e, assim, consigamos controlar o vírus e realizar o isolamento da pessoa positivada e seus contatantes. Com o número desses exames conseguimos identificar os bairros onde tem mais casos e, assim, podemos realizar ações ainda mais efetivas junto à população”, disse.

Atualmente, os testes são realizados tanto em sintomáticos como também em assintomáticos, como explica a referência técnica para a área da Covid na Secretaria Municipal da Saúde, Mariana Aragão.

“As pessoas podem se dirigir às quatro unidades básicas de referência para síndromes gripais e, além desses locais, retomamos o TestAju, que é a coleta do RT-PCR nos bairros. O critério para escolha dos bairros é baseado no número dos casos que estão aumentando em cada localidade", afirma Marina.

A partir dai é feita uma avaliação de uma semana epidemiológica para outra e se compara quais foram os bairros que tiveram aumento no número de novos casos e, em seguida, a partir deste dado, busca-se de um local que referencie aquela localidade para que possamos testar a população.