/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/x/c/f7KBDIT4uDS2kUgo9eLA/ciclovia.jpg)
Ciclovia sobre a ponte Juscelino Kubitscheck — Foto: Anderson Barbosa/TV Sergipe
A ciclovia na ponte Juscelino Kubitscheck, sobre o Rio Poxim, em frente ao Parque dos Cajueiros, em Aracaju, desabou nesta terça-feira (17). O local estava interditado desde o dia 2 de dezembro do ano passado.
A ponte estava em obras e, de acordo com a Defesa Civil da capital, o risco de desabamento já havia sido constatado em avaliação técnica, devido à deformação na mão francesa que sustenta o anexo metálico utilizado para a travessia de ciclistas e pedestres. O órgão municipal está realizando um balizamento para garantir a remoção da estrutura.
Nesta quarta (18), a Empresa Municipal de Obras e Urbanziação (Emurb) iniciará o trabalho de remoção da estrutura que ruiu, para viabilizar a execução do projeto de recuperação, que já estava sendo orçado e cuja execução será antecipada.
Sem risco à ponte
Ainda segundo a Defesa Civil, a ciclovia é um equipamento independente da ponte, a qual não apresenta nenhum risco em sua estrutura, e está sendo ampliada pela Prefeitura de Aracaju a partir de um cronograma que não será afetado pelo desabamento.
O projeto contempla o alargamento da estrutura da ponte, que passará a ter três faixas de pista de rolamento em cada sentido, de 12 metros de largura cada, além de ciclofaixa e duas pistas para pedestres, numa extensão de 160 metros. O investimento é de R$ 17,5 milhões.