Cosme e Damião — Foto: Anderson Barbosa/ TV Sergipe
Nesta quarta-feira (27) adeptos de religiões de matriz africana celebram o Dia de Cosme e Damião, os santos médicos. Nesta data, são oferecidas balas, brinquedos e caruru, em louvor aos orixás protetores das crianças.
Os irmãos gêmeos Cosme e Damião nasceram no século terceiro na região da Ásia Menor, na Síria. Eram médicos e cristãos, na época o império romano não reconhecia o cristianismo e por isso foram perseguidos e mortos, decapitados.
De acordo com os relatos de historiadores, eles exerciam a profissão de médico de forma voluntária, não recebiam nenhum pagamento pelo serviço. Fiéis a Jesus Cristo, os irmãos foram reconhecidos como santos pela igreja católica quatro séculos após a morte. São considerados padroeiros dos cirurgiões, médicos, farmacêuticos, das crianças, barbeiros e cabeleireiros.
Nas religiões de matriz africana Cosme e Damião representam os erês, entidades infantis, que trazem vida e alegria, características comuns nas crianças. A entrega de doces, brinquedos e do caruru é uma forma de prestigiar essas entidades, agradando as crianças terrenas.







