Material foi encontrado na Praia de Aruana em Aracaju — Foto: Adema/SE
Galões de plástico presos a uma rede foram encontrados, na manhã desta quarta-feira (9), na Praia da Aruana, em Aracaju, por equipes que fazem a limpeza das manchas de óleo que atingiram o litoral nordestino. A informação foi confirmada pela Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema).
De acordo com o órgão, ainda não é possível confirmar se o material tem ligação com a substância. Os galões foram recolhidos e serão analisados. Aparentemente eles não possuem sinais de contato com o óleo.
Situação de Emergência
No sábado (5), o governo de Sergipe decretou situação de emergência, e o projeto Tamar suspendeu a soltura de filhotes de tartarugas marinhas por conta do problema. No mesmo dia, o presidente Jair Bolsonaro determinou uma investigação sobre as origens do óleo.
Além disso, as manchas atingiram a área de praia do maior berçário de tartarugas da espécie oliva do país, na reserva Santa Isabel, que fica em Pirambu.
O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, veio a Aracaju nesta segunda-feira (7), para avaliar o litoral sergipano.
Rastro das Manchas
A quantidade de manchas em Sergipe, fez não só decretar estado de emergência como recomendar que a população não utilize as 12 praias atingidas. São elas:
- Aracaju – Atalaia e Mosqueiro
- Barra dos Coqueiros – Atalaia Nova, Barra, Costa, Jatobá e Porto
- Estância – Abaís, Caueira, Estância
- Pacatuba – Porto dos Mangues
- Pirambu – Praia de Pirambu
Contenção do óleo
A Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) aguarda, nesta quarta-feira (9), a chegada de boias absorventes para conter o avanço das manchas de óleo na foz do Rio Vaza-Barris, uma das regiões mais afetadas de Aracaju e que faz conexão com outros rios importantes em Sergipe e estados vizinhos.
As boias têm cerca de 300 metros de comprimento e estão vindo dos estados de Pernambuco e Maranhão. "Nossas equipes estão em todo o litoral desde cedo monitorando e observam em todos os locais que há continuidade dessa substância na nossa zona costeira", disse o diretor-presidente da Adema, Gilvan Dias.
- Lista de praias atingidas pelas manchas de óleo no Nordeste
- Ricardo Salles, ministro do Meio Ambiente, diz que cerca de 100 toneladas de óleo já foram recolhidas no litoral do Nordeste
- Manchas de óleo já atingem 138 locais em 9 estados, diz Ibama
- Manchas de óleo avançam no litoral de Sergipe e Adema instala contenções em rios
- Manchas de óleo ameaçam peixe-boi monitorado por biólogos de Sergipe

/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/g/T/FGwdymS1qog78tADkF3w/rede.jpg)
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/r/4/udMYJVRRab79Rf2dmeCQ/praias-ne-manchas-de-oleo-v6.png)






