/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/P/C/ZOaVZsRQAkVje87WfiVw/obelisco.jpeg)
O Obelisco Mausoléu aos Heróis de 1932, no Ibirapuera, é um monumento que presta homenagem aos estudantes e soldados mortos durante a Revolução Constitucionalista de 1932, na capital paulista. — Foto: Secom/GESP
O feriado estadual de 9 de Julho, data em que é comemorada a Revolução Constitucionalista de 1932, nesta sexta-feira (9), não foi incluído no calendário de datas comemorativas antecipadas para conter o avanço da Covid-19 e está mantido tanto no estado de São Paulo quanto na capital paulista.
Veja abaixo como fica o funcionamento dos principais órgão públicos, além de postos de saúde e bancos.
O estado de São Paulo continua na fase de flexibilização do Plano SP, que autoriza lojas, shoppings, academias, salões de beleza e restaurantes a operar até as 23h. A capacidade máxima de funcionamento do comércio é de até 60%.
A Prefeitura de São Paulo afirmou que a vacinação contra a Covid-19 na sexta (9) será para o público com 38 anos e, no sábado (10), a repescagem do grupo de 38 a 41 anos, além de aplicação da segunda dose para todos os grupos, exclusivamente nas 82 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) Integradas (veja endereços aqui).
Bancos e transportes
Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), não haverá atendimento nas agências bancárias na data e as áreas de autoatendimento estarão disponíveis para os clientes, bem como os canais digitais e remotos de atendimento dos bancos na capital paulista e no interior.
A entidade afirma que as contas de consumo, como água, energia e telefone, e carnês com vencimento em 9 de julho poderão ser pagos no próximo dia útil, segunda-feira (12), sem acréscimo de juros.
No transporte público, Metrô, Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e ônibus municipais e intermunicipais da EMTU também vão operar em esquema de feriado, com maior tempo de espera nas plataformas e nos pontos, como de costume.
CPTM
Nesta sexta (9), as sete linhas da CPTM vão operar com oferta de trens semelhante a de um sábado, segundo o governo de SP. No sábado (10) e no domingo (11), a circulação será normal para cada dia em todas as linhas, com exceção da Linha 12-Safira, onde continua a operação especial para obras de melhoria. Esses trabalhos visam ampliar a velocidade de circulação dos trens nas proximidades da Estação Engenheiro Goulart, que atende as Linhas 12-Safira e 13-Jade.
No sábado, após as 20h, a Linha 12-Safira da CPTM operará em via única entre as estações Comendador Ermelino e Calmon Viana.
Já domingo, a circulação no trecho entre as Estações Tatuapé e Comendador Ermelino, que inclui as Estações USP Leste e Eng. Goulart, será interrompida e contará com a utilização do sistema Paese para atender os passageiros que necessitem acessar essas estações das Linhas 12-Safira e 13-Jade.
Metrô
No Metrô, durante o feriado, as linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha, 4-Amarela e 5-Lilás vão funcionar com oferta de trens equivalente a um domingo.
Já a Linha 15-Prata terá paralisação parcial na sexta (9) e no domingo (11), e vai estar fechada entre 4h40 e 14h para a realização de testes do sistema de controle. Os passageiros terão a opção dos ônibus gratuitos do Paese entre São Mateus e Vila Prudente. No sábado (10), a linha vai funcionar normalmente, segundo a companhia.
Poupatempo
Os postos Poupatempo no estado de São Paulo também estarão fechados na sexta, segundo o governo paulista. O atendimento presencial ao público será retomado no sábado (10), mediante agendamento prévio.
Para agendar data e horário para ser atendido em qualquer uma das 82 unidades do programa no estado e conferir informações sobre horários e endereços, basta acessar o portal www.poupatempo.sp.gov.br ou baixar o aplicativo Poupatempo Digital.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/6/d/mResKDRc2UXV8zqZzrgQ/cartaz-revolucao-de-1932.jpg)
Cartaz do governo de SP em 1932 convocava os paulistas a lutarem contra as tropas de Getúlio Vargas no estado. — Foto: Reprodução
Feriados antecipados na capital
Em março, a Prefeitura de São Paulo anunciou a antecipação de cinco feriados municipais para tentar aumentar o isolamento social e conter o avanço de casos de Covid-19 na cidade.
O adiantamento aconteceu apenas no âmbito municipal, e os feriados antecipados naquela ocasião foram os seguintes:
- Corpus Christi – 3 de junho de 2021
- Consciência Negra – 20 de novembro de 2021
- Aniversário da cidade – 25 de janeiro de 2022
- Corpus Christi – 16 de junho de 2022
- Consciência Negra – 20 de novembro de 2022







