Gilberto Gil gravou 'Sol de Maria' para sua primeira bisneta, filha de Francisco Gil — Foto: Reprodução/Instagram/PretaGil
Fran é o nome artístico que Francisco Gil decidiu usar ao sair em carreira solo. É assim que as pessoas o chamam e que ele se identifica.
O filho de Preta Gil e Otávio Muller, e neto de Gilberto Gil, trabalhou quase todo 2019 em seu primeiro disco solo, lançado neste mês. Antes, tocou nas bandas Sinara, Niara e o Gilsons, formado com um tio e um primo.
"Raiz" é o nome do álbum e o tema central das nove músicas. O assunto surgiu depois de uma conversa com Russo Passapusso, do Baiana System, na casa do seu avô na virada do ano.
"Eu estava tocando quando ele chegou. Depois ficamos conversando justamente sobre ancestralidade e acabamos escrevendo a canção 'Raiz'", diz Fran ao G1.
"Foi o ponto de partida para todo o projeto. Quando a canção nasceu, eu joguei todas as canções que eu já tinha no armário e fiz tudo partindo daquele ponto."
Por isso, o disco tem muito do axé de Salvador e dos ritmos africanos. "Também estou falando de Caetano Veloso e Gilberto Gil, que estão no disco."
O clipe de "Raiz" e os demais, que serão lançados nas próximas semanas, foram gravados na África. Fran passou um mês viajando e gravando com o diretor Pedro Alvarenga, seu parceiro na direção do clipe de "Não Esqueço", parceria com Pabllo Vittar.
A música foi lançada pelo projeto Niara, que Francisco tinha com o produtor português Nuno Tavares e Alvarenga, em 2018.

/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/5/S/waGLdbSjWyzqfFAJZX9A/gil-preta-fran-e-sol.jpg)






