PROGRAMA TRIBUNA LIVRE

Das 06:00:00 às 08:00:00
Com: RONALDO SILVA

Operação cumpre mandados de prisão e busca e apreensão contra grupo criminoso em seis cidades sergipanas

Operação cumpre mandados de prisão e busca e apreensão contra grupo criminoso em seis cidades sergipanas

28/07/2020 as 07:51

Operação Flashback em Sergipe — Foto: COE/Divulgação

Operação Flashback em Sergipe — Foto: COE/Divulgação

Na manhã desta terça-feira (28), estão sendo cumpridos mandados de busca, apreensão e prisão em Aracaju e outros cinco municípios sergipanos contra nova composição da facção Primeiro Comando da Capital (PCC). A ação faz parte da Operação Flashback, que foi deflagrada pelo Grupo Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do Ministério Público de Alagoas (MP-AL) e também acontece em Pernambuco, Ceará, Bahia, Paraíba, Piauí, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais.

Em Sergipe, os mandados foram expedidos pelo Juízo da Comarca de Carira. A operação envolve aproximadamente 60 profissionais da área da Segurança Pública.

De acordo com o MP, o PCC é uma facção criminosa que tem base no Mato Grosso do Sul, de onde saem as ordens de justiçamento para todo Brasil. O grupo comanda rebeliões, assaltos, sequestros, assassinatos e narcotráfico no país, desde 1993. Com hierarquia própria, os integrantes da facção que estão fora dos presídios obedecem a ordens dos líderes, que estão no sistema prisional e financiam o crime organizado.

No total, foram expedidos 216 mandados, entre eles busca, apreensão e prisão, distribuídos em 71 municípios, localizados em quatro regiões brasileiras. A região Nordeste é a que concentra o maior número de ações da operação, contabilizando sete estados e 179 mandados judiciais expedidos.