Sarampo — Foto: Prefeitura Botucatu/Divulgação/Arquivo
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou nesta sexta-feira (20) uma atualização dos dados sobre o sarampo em Sergipe.
Segundo a SES, são 41 casos notificados de sarampo, dois confirmados, 26 descartados e 13 em investigação. Até o momento, não houve registro de óbito por sarampo no estado.
Segundo a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Sheyla Maria Teixeira Lima, houve um aumento da cobertura vacinal contra a doença no estado.
“Passamos de 60% de cobertura para 95% para a tríplice viral I, que é a primeira dose. Ainda é preciso melhorar na segunda dose, pois estamos com 68%. As pessoas já começam a ter essa consciência e estão procurando os postos de saúde, que estão todos abastecidos com a vacina”, disse Sheyla Maria.
O sarampo é uma doença viral de elevada contagiosidade, cuja transmissão ocorre por meio de secreções nasofaringes, expelidas ao tossir, espirrar e falar. Os principais sintomas são febre, manchas avermelhadas, acompanhados de tosse ou coriza ou conjuntivite. Casos graves podem levar ao óbito.
A vacina é a única maneira de prevenir a doença e está disponível na rotina das unidades.
Recursos para prevenção
O Ministério da Saúde informou que Sergipe vai receber recursos financeiros para realizar ações e serviços públicos de saúde destinadas a imunização para o controle do surto e interrupção da cadeia de transmissão do sarampo.
A previsão é que o estado receba R$ 150 mil. Já o município de Estância, onde dois casos da doença foram registrados, vai receber R$ 19.763,52 para a realização das ações.

/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/9/t/YqD87qQPqMl22gx0oA3g/21969.png)






