Fred, atacante do Cruzeiro, vive um jejum de gols na temporada — Foto: Edison Vara/BP Filmes
E o atacante tem motivos de sobra para balançar as redes da equipe carioca e ajudar a Raposa que, além de se classificar e faturar mais R$ 3,15 milhões por disputar as quartas de final, vai acabar com um jejum de seis partidas sem vencer nesta temporada - quatro derrotas (para Emelec-EQU, Internacional, Fluminense e Chapecoense) e dois empates (com Fluminense e São Paulo). Mas Fred tem aspirações pessoais na partida desta quarta-feira.
Fim de jejum
Com 16 gols marcados em 25 jogos disputados nesta temporada com a camisa do Cruzeiro, e artilheiro do Campeonato Mineiro com 12 gols (incluindo o do título), Fred não balança a rede há oito partidas. Dos últimos nove jogos disputados pela equipe, o camisa 9 só não esteve em um, na derrota de 2 a 1 para o Emelec-EQU, no Mineirão, pela última rodada da fase de grupos da Copa Libertadores.
Último gol de Fred foi diante do Deportivo Lara, pela Libertadores — Foto: Manaure Quintero/Reuters
Os jogos em jejum de Fred foram: as derrotas pelo Brasileiro para Flamengo (3 a 1), Internacional (3 a 1), Fluminense (4 a 1) e Chapecoense (2 a 1), empates com o Fluminense, pela Copa do Brasil, e São Paulo, pelo Brasileiro, ambos por 1 a 1, além das vitórias no Brasileiro sobre Ceará (1 a 0) e Goiás (2 a 1).
Lei do ex
Muito querido pela torcida do Fluminense, pelo qual foi campeão brasileiro em duas oportunidades, Fred busca o primeiro gol contra o ex-clube desde que saiu das Laranjeiras, em 2016. O camisa 9 já foi adversário cinco vezes: quatro derrotas e um empate. Duas delas nesta temporada: no primeiro jogo do confronto da Copa do Brasil e na goleada sofrida por 4 a 1, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro.
Fred virou ídolo da torcida tricolor — Foto: Arquivo
Artilharia na Copa do Brasil
Voltar a marcar gols também representa ao jogador o posto de maior artilheiro da história da Copa do Brasil, ao lado de Romário. Atualmente, o atacante cruzeirense tem 35 gols. O Baixinho tem 36. Fred já ultrapassou atacantes que marcaram época no futebol brasileiro, como Viola, Oséas, Paulo Nunes, Dodô e Luís Fabiano. Caso marque dois gols nesta edição, Fred se tornará o maior artilheiro da história da Copa do Brasil.
Artilharia da história da Copa do Brasil:
- Romário – 36 gols
- Fred – 35 gols
- Viola – 29 gols
- Oséas e Paulo Nunes – 28 gols
- Dodô - 26 gols
- Luis Fabiano, Deivid e Evair – 24 gols
- Gérson – 23 gols