Eliminar criadouros é a principal medida para evitar a dengue, chikungunya e zika — Foto: Divulgação/Arquivo
Esta terça-feira (19) é o último dia da brigada itinerante de combate à dengue no município de Laranjeiras (SE). De quarta-feira (20) até sexta-feira (22) é a vez de Propriá (SE), no Baixo São Francisco.
A principal função da brigada é a educação em saúde e orientação sobre os cuidados preventivos contra a dengue, como destruir possíveis criadouros do mosquito causador da dengue, zica e chikungunya.
A brigada conta com mais 50 agentes, que somados aos profissionais já em campo totalizam 100. “Pelo menos 80% dos focos do mosquito estão dentro das casas”, alertou o coordenador da brigada, Edvaldo Ferreira Maciel.
Esconderijo do mosquito
São as lavanderias as campeãs em criadouros, mas o lixo urbano vem logo atrás, trazendo copinhos, casca de ovos e outros itens que acumulam água e são prósperos em larvas tanto quanto as caixas d’água. Há, ainda, os reservatórios de água do degelo dos refrigeradores que agradam as larvas.

/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/2/Y/nyBQI3QYA0HpAPiHgB3A/dengue-aedes.jpg)






