Os dois ex-prefeitos do município de Carira, João Bosco Machado e o filho Diogo Meneses Machado, presos na Operação Xeque-Mate no Sertão da Polícia Civil, tiveram um alvará de soltura concedido nesta sexta-feira (14), através de medida liminar. Além deles, também foi solto Diego Meneses Machado. A informação foi confirmada pela defesa dos suspeitos.
Ao todo, oito pessoas foram presas. Os suspeitos foram levados à sede do Departamento de Crimes contra a Ordem Tributária e Administração Pública (Deotap).
De acordo com a polícia, no inquérito policial foi comprovada a existência de uma organização criminosa contra a administração pública do município de Carira, notadamente peculato e fraude à licitação, confirmada a obtenção de lucro indevido em prejuízo dos cofres públicos. Segundo a investigação, os ex-prefeitos montavam empresas e contratavam laranjas. Nas licitações de diversas áreas, elas ganhavam concretizando a execução do esquema fraudulento.
Ainda segunda a polícia, outros desdobramentos ainda estão em andamento no Deotap, que já contabilizou um prejuízo da ordem de mais de R$ 7 milhões, havendo levantamentos preliminares que apontam desvios de até R$ 20 milhões.