/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/0/G/VaAIxBSZSuanlGIjSoyg/matheus3.jpg)
Sala de cirurgia — Foto: Reprodução/ TV Globo/Arquivo
O Coordenador da Central de Transplantes de Sergipe, Benito Oliveira, disse que o estado de Sergipe possui 210 pessoas na fila por uma córnea. Por causa da pandemia da Covid-19, a espera tem aumentado.
"A gente tem uma dificuldade maior em encontrar uma pessoa que não esteja contaminada e depois que a família autorize. A lista de espera por um transplante tem aumentado diariamente as dificuldades também. Isso por conta do alto índice de possíveis doadores com sorologia para a Covid-19. Temos o hospital habilitado e uma equipe em fase de treinamento, mas não podemos cadastrar nenhum paciente ainda”, conta.
Oliveira contou ainda que são cerca de 1.300 pacientes, em alguma modalidade de diálise no estado, e entre 40% a 50% das pessoas devem estar inscritos para o transplante. “No país são mais de 45 mil pessoas na lista aguardando por uma doação".
O coordenador ressalta ainda a necessidade das pessoas informarem as famílias que são doadoras. “É importante que avisemos aos nossos familiares o desejo de sermos doadores, pois assim eles tomarão uma decisão mais tranquila, sabendo da vontade do seu ente querido. Informe a sua família que você é doador. Seja solidário”, explica.
Dúvidas sobre doações podem ser tiradas através dos números da Central de Transplante em Sergipe (79) 3198-4242/4243.